Localização pré-operatória (ROLL e SNOLL)

O que é um ROLL?

ROLL é uma sigla que vem do termo inglês Radioguided Occult Lesion Localization, cujo significado é Localização Radioguiada de Lesão Oculta. Também pode ser chamado de Localização Pré-operatória e existe uma variação chamada SNOLL.

Este é um procedimento pré-operatório feito às vésperas de uma cirurgia de mamas, e tem como objetivo marcar a localização exata de uma lesão não-palpável (que não dá pra sentir no toque) a ser removida, evitando incisões desnecessárias.

Como é realizado?

As etapas deste procedimento são realizadas em clínicas distintas, no mesmo dia e endereço. Por isso, é imprescindível que o paciente cumpra o horário de chegada informado por nossa Central de Agendamento

A Localização Pré-operatória consiste na injeção de uma substância radioativa chamada rádio-marcador, ou simplesmente marcador. Essa substância, geralmente tecnécio, é injetada no local exato da lesão da mama a ser tratada. O marcador dura várias horas e permite o cirurgião encontrar a área doente de forma adequada.

Na hora da cirurgia, o médico utilizará um aparelho chamado gama-probe que capta a radiação da marcação feita previamente, possibilitando um procedimento preciso e minimamente invasivo.

Quais são os tipos de localização?

O ROLL varia de acordo com o exame de base utilizado para encontrar a lesão. São utilizados os seguintes métodos:

ROLL via USG: a lesão é identificada através de uma ultrassonografia. Durante a USG, o médico encontra o exato local e injeta o marcador.

ROLL via Estereotaxia: a lesão é identificada através de uma mamografia. Durante a MMG, o médico encontra o exato local e injeta o marcador.

ROLL via RM: a lesão é identificada através de uma ressonância magnética. Este tipo de localização é menos frequentes que os demais, e é indicado apenas quando a lesão não é vista nos exames de USG ou Mamografia

SNOLL: se trata da mesma localização, porém ao invés de identificar apenas a lesão na mama, o SNOLL realiza a marcação da lesão na mama e também do linfonodo sentinela (quando necessário), que fica na axila. Pode ser guiado por USG, Estereotaxia ou RM.

Como me preparar para este procedimento?

Não há nenhuma preparação para este procedimento, exceto a orientação abaixo:

No dia do exame: vir com blusa de botões frontais, que permita acesso fácil à região das mamas e axilas. Trazer todos exames anteriores da região, em especial laudos e imagens de USG e Mamografia.

💡 DICA: Por se tratar de um procedimento feito às vésperas de uma cirurgia, é importante que o paciente esteja atento para as recomendações feitas pelo hospital ou médico para o processo cirúrgico.

Você está na página da CAM

Desde 1978, a CAM presta assistência médica à toda a família com equipamentos de alta tecnologia, protocolos uniformes e em caráter multidisciplinar. Para saber mais ou agendar um exame, use o botão abaixo e fale com nossa central de atendimento.