Ressonância Magnética

O que é uma Ressonância Magnética?

A ressonância magnética, conhecida pela sigla RM e também como ressonância nuclear magnética é um exame de diagnóstico por imagem que permite a visualização de estruturas do corpo, e em alguns casos até a função de alguns órgãos ou processos biológicos de forma segura e não-invasiva. Neste exame, poderosos ímãs acoplados a uma máquina emitem pulsos de radiofrequência e criam campos magnéticos que geram imagens em alta definição, permitindo diagnósticos precisos. A ressonância não emite radiação e não tem efeito colateral.

💡 VOCÊ SABIA? No Grupo CAM, as RMs são realizadas em aparelhos com a potência de 1,5 Tesla

O que é o contraste usado em algumas RMs?

Alguns tipos de ressonância utilizam uma substância chamada contraste, geralmente aplicado de forma endovenosa. Se trata do gadolíneo, um elemento químico que realça e aprimora as imagens obtidas pela ressonância. Com o contraste, as diferenças entre órgãos, estruturas e vasos sanguíneos é mais nítida e contrastada, o que permite um diagnóstico mais seguro e preciso.

Mas nem toda ressonância necessita de contraste. A aplicação leva em conta a solicitação médica, ou a avaliação da equipe técnica no dia do procedimento.

Como este exame é feito?

O paciente realiza o exame deitado em uma maca. A duração varia de acordo com a área do corpo a ser analisada.

Antes do procedimento, o paciente faz uma breve entrevista com nossa equipe de enfermagem, que irá orientar sobre todas as etapas necessárias e, se necessário, aplicar o contraste e/ou medicações necessárias.

Por se tratar de um exame que emite um poderoso campo magnético, é necessário que o paciente remova todos os itens de metal.

Quem possuir marca-passo, implantes metálicos, prótese auditiva interna ou estiver gestante não pode realizar a ressonância.

Para que as imagens sejam capturadas, a área em estudo deve ficar imóvel por alguns minutos. Dependendo da região, pode ser necessário que todo o corpo do paciente fique dentro da máquina de ressonância. Para a geração das imagens, o exame é feito utilizando uma bobina específica cujo objetivo é ampliar o campo magnético na região sob análise.

Como devo me preparar para este exame?

💡 DICA: Alguns exames de ressonância necessitam de uma preparação ou orientações adicionais. Camila, a assistente virtual do Grupo CAM conta mais sobre alguns destes procedimentos que são realizados na CAM- Clínica Médica e Imagem.

Conheça-os e saiba quais cuidados o paciente deve seguir antes da realização.

Para a Ressonância Magnética, é necessário seguir as orientações abaixo:


  • Jejum de 02 horas

  • Evitar roupas com componentes metálicos

  • Pacientes com mais de 60 anos e que tenham alguma doença renal, devem trazer resultados dos exames de ureia e creatinina dos últimos 06 meses

  • Trazer exames anteriores da região, caso tenha

  • Trazer a solicitação médica (e autorização, se necessário)

Veja um vídeo com orientações gerais para o exame:

Você está na página da CAM

Desde 1978, a CAM presta assistência médica à toda a família com equipamentos de alta tecnologia, protocolos uniformes e em caráter multidisciplinar. Para saber mais ou agendar um exame, use o botão abaixo e fale com nossa central de atendimento.