Densitometrias Ósseas

O que é uma densitometria?

Em termos simples, a Densitometria Óssea é um exame de imagem para avaliar a massa óssea do corpo. Este procedimento é um dos principais meios para avaliar a perda de massa óssea precoce, prevenindo e combatendo a osteoporose.
No Grupo CAM, realizamos o exame através do
OSTEO - Centro de Diagnóstico da Osteoporose.

Para que é indicado?

A densitometria óssea analisa a quantidade de cálcio presente nos ossos do paciente, por isso, pode ser indicado para homens e mulheres, jovens ou idosos. Alguns fatores como fraturas recentes, idade do paciente, medicações que aumentem o risco de osteoporose e alterações hormonais justificam a solicitação deste exame. Para maiores informações, consulte o seu médico.

Como é realizado?

O exame é feito com o paciente deitado numa maca que está acoplada ao aparelho, similar ao de RX. Usando um sistema de duplo raio-X com baixa radiação, são captadas imagens da coluna e região dos quadris. O procedimento dura cerca de 15 minutos. É totalmente indolor e não gera desconforto ao paciente.

Como devo me preparar para este exame?

💡 Dica: Preparamos um vídeo com as orientações e dicas mais importantes para a Densitometria Óssea realizada na OSTEO - Centro de Diagnóstico da Osteoporose.

A densitometria não exige grande preparação, apenas seguir as orientações abaixo:

08 dias antes do exame: não realizar exame ou procedimento médico que utilize contraste

No dia do exame: suspender medicamentos à base de cálcio. Levar exames anteriores da região que possuir, imagens e laudos, bem como o pedido médico e cartão do convênio, se necessário

Você está na página da OSTEO

A OSTEO - Centro de Diagnóstico da Osteoporose é a clínica do Grupo CAM especializada em densitometria óssea, sendo referência pela modernidade de seus equipamentos e alta qualificação da sua equipe médica. Para saber mais ou agendar um exame, use o botão abaixo e fale com nossa central de atendimento.