Mamografias

O que é uma mamografia?

A mamografia, às vezes chamada de mastografia, é um dos principais exames associados à saúde feminina*. Em termos simples, podemos dizer que a mamografia é um raio-X das mamas, utilizado especialmente para detecção e rastreamento do câncer de mama.

Na mamografia, podem ser identificadas microcalcificações (pequenos cristais de cálcio), assimetrias, nódulos ou lesões de mama que não seriam possíveis de localizar no simples toque.

*Homens também podem realizar a mamografia, caso haja indicação médica.

Como este exame é realizado?

Este procedimento é realizado em pé num aparelho chamado mamógrafo. A duração média é de 10 a 15 minutos.

O paciente irá posicionar uma das mamas entre as chapas do aparelho, que fará uma rápida compressão do seio para obtenção das imagens, similares ao raio-X. Depois o processo é repetido na outra mama.

A mamografia causa dor?

Depende. Por se tratar de um exame que comprime as mamas, pode ser que o paciente sinta a pressão e um desconforto durante o procedimento.
No caso das mulheres, para evitar que esse desconforto seja intenso, é bom evitar fazer a mamografia durante o período menstrual, desde que não haja alguma orientação contrária do seu médico. Também é importante conversar com o técnico no dia do exame sobre qualquer sensibilidade que possua.
Na Clínica CAM, tomamos todas as medidas para seu procedimento seja feito com conforto e segurança.

Quem pode realizar a mamografia?

Mulheres e homens, de acordo com a indicação do médico. No caso das mulheres a partir dos 40 anos, onde a incidência de câncer de mama se torna maior, o intervalo para realização recomendado pela Comissão Nacional de Mamografia é uma vez a cada ano¹ . Mulheres com idade inferior a 40, mas com altos fatores de risco como histórico familiar, síndromes ou alterações genéticas também podem realizar o exame.
Consulte sempre o seu mastologista para maiores informações.

¹Fonte: https://www.grupooncoclinicas.com/cancer-de-mama-o-que-e-e-quais-os-fatores-de-risco/

Mitos e verdades sobre o exame:

A mamografia dói muito: MITO
A mamografia é um exame que pode causar um desconforto devido à pressão do mamógrafo, porém é bem tolerada pelos pacientes


Não tenho histórico familiar, por isso não preciso de mamografia: MITO
Embora o histórico familiar seja um fator de risco relevante para câncer de mama, muitas mulheres diagnosticadas, (cerca de 85%) não tinham familiares com histórico de nódulos ou tumores na região. Realize sempre o rastreamento com consulta e exames.


A radiação do exame é perigosa e pode piorar a situação: MITO
A mamografia usa feixes de raio-X de baixa intensidade e localizados em uma única região do corpo. É verdade que isso envolve radiação, mas os benefícios da realização do procedimento superam o possível efeito causado pela mínima exposição aos raios-X, que não causam nenhuma alteração na mama.


Tenho medo do que posso encontrar: MITO
Cerca de 80% dos nódulos ou microcalcificações encontradas na mamografia são benignos e não causam nenhum problema de saúde ao paciente. É muito mais importante que as possíveis alterações sem identificadas e tratadas precocemente.


Levo uma vida com hábitos saudáveis, não tenho a necessidade de ir ao mastologista e nem fazer exames de mama: MITO
Hábitos saudáveis como boa alimentação e exercícios físicos melhoram de forma geral a qualidade de vida do paciente, mas não o torna imune a qualquer doença. Acompanhamento médico anual é essencial.

Você está na página da CAM

Desde 1978, a CAM presta assistência médica à toda a família com equipamentos de alta tecnologia, protocolos uniformes e em caráter multidisciplinar. Para saber mais ou agendar um exame, use o botão abaixo e fale com nossa central de atendimento.